Certificação de Eletricistas de Sistemas de Energias Renováveis na UFERSA impulsiona setor e forma profissionais qualificados

Sem categoria 23 de janeiro de 2024. Visualizações: 44. Última modificação: 23/01/2024 14:41:39

No dia 22 de janeiro de 2024, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) celebrou a certificação dos Eletricistas de Sistemas de Energias Renováveis das primeiras turmas em seus quatro campi. Mais de 80 alunos concluíram o curso, de 200 horas, proporcionando uma valiosa mão de obra qualificada para as crescentes demandas do setor de energias renováveis.

A cerimônia de certificação contou com a presença de autoridades acadêmicas, incluindo o Diretor do Centro de Engenharias, Professor Manoel Quirino, o coordenador geral do projeto, Professor Ednardo Pereira, e o coordenador adjunto do campus Mossoró, Professor Fabrício Cavalcante.

Além da entrega dos certificados, a cerimônia também incluiu uma palestra ministrada pelo Engenheiro Eletricista Otávio Feitosa. Ele abordou os desafios do empreendedorismo no setor solar fotovoltaico, proporcionando insights valiosos aos recém-formados.

De acordo com o Professor Ednardo Pereira,diversos alunos já conseguiram oportunidades de trabalho em empresas da região. Alguns graduados optaram por empreender, oferecendo serviços de instalação de sistemas em suas próprias empresas, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da região.

No mesmo dia, também ocorreu a aula inaugural da turma 03 do projeto. Atualmente, a UFERSA mantém cinco turmas em andamento, com um total de 125 alunos matriculados. A expectativa é que, ao longo do projeto, sejam oferecidas 500 vagas, consolidando a universidade como uma referência na formação de profissionais para o mercado de energias renováveis.

O evento não apenas marcou a formatura dos primeiros eletricistas certificados, mas também ressaltou o compromisso da UFERSA em contribuir ativamente para a transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis. O impacto positivo desses profissionais certificados certamente será sentido no setor de energias renováveis e na comunidade em geral.