A histórica expansão do consumo de energia elétrica tem provocado mudanças nas estratégias para aplicação dos recursos utilizados para a sua produção, seja por afetar negativamente o meio ambiente seja por gerar a possibilidade de esgotamento desses recursos.
O estímulo ao uso eficiente de energia e às energias renováveis é um dos principais mecanismos para racionalizar o consumo de energia e garantir a continuidade do desenvolvimento socioeconômico sustentável.
O setor público consome aproximadamente 6,5% do total de energia elétrica no Brasil, sendo o poder público responsável por 4,5%, segundo a Empresa de Pesquisa Energética Brasileira (EPE). A implementação de ações que contribuam para o consumo consciente e a promoção da eficiência energética deve fazer parte do cotidiano de pessoas e instituições públicas em todo o país, além da avaliação das possibilidades de geração distribuída, com o uso de fontes renováveis de energia.
O EnergIFE tem como objetivo incentivar ações de eficiência energética e a geração de energia por meio de fontes renováveis não apenas em suas instituições, mas também por meio de pesquisa e formação de profissionais para esses setores.
A partir de Chamada Pública realizada em 2022, o MEC permitiu que instituições federais de ensino superior pudessem ofertar turmas para qualificação profissional, de forma que a UFERSA ofertará turmas a partir do ano de 2023, utilizando sua estrutura física e seu corpo docente.
Após a finalização do curso, nossos alunos estarão aptos a:
- Instalar o sistema elétrico do gerador fotovoltaico seguindo as normas e leis vigentes na área de energias renováveis.
- Montar sistemas físicos de geração fotovoltaica de acordo com a legislação vigente e normas aplicáveis à qualidade, à saúde, à segurança e ao meio ambiente.
- Operar o sistema de geração fotovoltaica respeitando os aspectos relacionados à segurança, execução e manutenção do ambiente.
- Manter o ambiente físico e elétrico do sistema de geração fotovoltaica, com foco na melhoria contínua do ambiente e durabilidade.
Contato: energife@ufersa.edu.br